Marcadores

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lixo na Cidade Alta incomoda moradores




Por Vanessa Cabral Fernandes
O problema do lixo em Natal vem se agravando a cada dia. No centro da cidade, onde passam centenas de pessoas todos os dias, há muito lixo e quem anda na área, como a dona de casa Suely de França, critica. Para ela, faltam lixeiras nas ruas e a coleta do lixo passar regularmente. O ideal era ter uma lixeira em cada esquina para você jogar seu lixo, de preferência separando os recicláveis, além dos governantes colocarem coleta seletiva em todos os bairros da cidade”, opina.
A falta de lixeiras não é o único problema, percebido nas ruas do Centro, é possível ver panfletos, papeis de balas e garrafinhas de água jogadas, além disso, as pessoas são obrigadas a conviver com esse lixo, já que a coleta é outra dificuldade. Comerciantes e moradores reclamam que os carros da coleta de lixo não passam regularmente, o que causa transtorno à população com o acúmulo de lixo.
Moradora da Cidade Alta, Josélia Lourenço conta que o carro do lixo passava três vezes na semana, mas a algum tempo ninguém sabe o dia e nem a hora que ele passa mais.  “Os moradores por não aguentarem o mau cheiro acabam jogando nos canteiros e ruas”, disse.
No momento em que a equipe do blog InforAgora conversava com a moradora, um rapaz aproximou-se com vários sacos de lixo e os colocou no canteiro. “Já que o carro do lixo não passa mais como antigamente e eu não tenho onde colocar todo o lixo, a única solução é deixar aqui e não sou o único, muitas pessoas fazem isso”, afirmou Nericleiton Souza.
            Com relação a sujeira das ruas do Centro de Natal, o funcionário da Urbana, Caio, nos informou que nada foi repassado sobre a regularização da coleta na Zona-Leste e nem tem previsão disso acontecer.
            O devemos fazer para diminuir essa situação? Campanhas de conscientização por parte dos gestores municipais, estaduais, lixeira nas ruas e coleta seletiva nos bairros, como forma de incentivar as pessoas a separar o lixo. A população tem que tomar consciência, pensar que o planeta é nossa casa e devemos cuidar dele. Se não sujamos nosso carro ou casa, porque sujar as cidades? Enquanto não entendermos isso, continuaremos jogando lixo nas ruas e poluindo o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário