Marcadores

quinta-feira, 21 de junho de 2012

América comemora 95 anos de existência e superação


Por Arinaldo Ferreira


Fundado em 14 de julho de 1915, o América Futebol Clube está prestes a comemorar os seus 97 anos de glória e superação. O começo de toda a história do América FC foi num domingo, na casa de Manuel Coelho, na antiga Rua Nova, hoje Avenida Rio Branco, onde por muitos anos localizou-se o Hotel América.
Um grupo seleto de jovens, desportistas natos, conversava amistosamente, entre eles, Carlos Homem de Siqueira, Oscar Homem de Siqueira, entre outros. Daí então foi sugerida a idéia de ser fundado mais um clube em Natal. Foi então marcada a fundação para o dia 14 de julho, data comemorativa da “Tomada da Bastilha”. Natal na época não tinha mais que 30 mil habitantes.
Era uma noite, na casa do magistrado Joaquim Homem de Siqueira, Juiz de Direito da 2ª Vara da Capital, à Rua da Palha, atualmente Rua Bartolomeu, 598, em um pequeno quarto dos fundos dando para o “célebre Beco da Lama”, que o grupo de rapazes voltou a se reunir, agora em número bem maior, vinte e sete ao todo. Segundo algumas fontes da época, estavam presentes entre outros, Carlos Homem de Siqueira, Oscar Homem de Siqueira e Lauro Lustosa. Estava fundado a “América Foot – Ball Club” por jovens desportistas, quase todos da Cidade Alta.   
Após ser fundado, foi constituída por aclamação, a primeira Diretoria e escolhido Getulio Soares, o 1° Presidente. Improvisadamente, no mesmo pequeno quarto do “Beco da Lama”, onde os rapazes guardavam as chuteiras, funcionou por mais de cinco anos, a primeira sede do clube.  O primeiro campeonato estadual de futebol foi disputado na improvisada sede do “Beco da Lama” que recebeu uma grande massa de torcedores. Entre 1919 e 1927, conquistou todos os títulos disputados, exceto em 1925.
 Durante os 97 anos de existência, os títulos conquistados pelo América foram: 1950, no torneio chamado “Fantasma do Norte”, 1967 o time conquistou todas as taças da temporada, 1973, vice campeão brasileiro no ano de 96 e 17º colocado na classificação final do campeonato. Além disso, também ganhou o troféu disciplina por ponto negativo. No mesmo ano foi realizada uma pesquisa que apontou o América como clube de maior torcida no estado do RN. Em 1998, recebeu o convite da CBF para participar da Copa do Nordeste, como também se sagrou campeão do torneio, ganhando direito de participar da Conmebol.
O América retornou à série B da segunda divisão, na qual tinha sido rebaixado em 2010. Atualmente se consagrou campeão estadual. O América FC tem um ambicioso projeto que já está em andamento. É a “Arena do Dragão”. Um sonho do torcedor americano que está prestes a se tornar realidade. O primeiro estádio do clube está sendo construído no Centro de Treinamento Abílio Medeiros, em Parnamirim, projeto de autoria do arquiteto Ricardo Dantas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário