Marcadores

terça-feira, 26 de junho de 2012

Instituto realiza ações sociais beneficiando jovens


Por Danielle Souza

Existente há 12 anos, o Instituto Ponte da Vida  tem como presidente Miriam de Sousa e há quatro anos é realizado o projeto de aprendizagem profissional em que o aluno para ser participante, deve estar estudando, ou que não ter atuado em outros projetos para primeiro emprego.
Para a seleção, é realizada uma entrevista com os interessados em participar, junto com um assistente social do Instituto e com psicólogo da empresa, na qual a participante atualmente é a fábrica Guararapes, situada em Extremoz (RN). Ao ingressar o aluno tem sua carteira assinada e recebe todos os benefícios oferecidos ao trabalhador comum.
            Atualmente o projeto está com quatro turmas, 75 alunos cada, no qual são preparados para exercer funções relacionadas a costura. Após um ano o aluno tem a oportunidade de ser inserido como trabalhador efetivo na Empresa. Muitos dos beneficiados pelo projeto Ponte da Vida agradecem e agarram a oportunidade.Francisco Diego, agradece por ter conseguido sua independência financeira. Com o renome que tem a Guararapes, Geilton, acredita que, assinado em sua carteira profissional como primeira experiência, valerá para seu futuro, em que será bem visto perante a sociedade facilitando suas buscas por novas oportunidades profissionais.
            A coordenadora e pedagoga da Instituição, Keila Albuquerque, fala de sua satisfação ao ver os jovens inseridos no mercado, as evoluções do mesmo com o passar do tempo, ela conta que já houve períodos em que 99% dos jovens foram efetivados na empresa, “a cada ano os alunos parecem ainda mais motivados”, conta.
O Instituto faz jus ao seu nome, Keila comenta que os jovens são beneficiados de todas as formas, segundo ela alguns fazem do Instituto o início para uma vida bem melhor.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Desaprovação de contas de Carlos Eduardo não favorece candidatura do PT


Mineiro, pré-candidato do PT a Prefeitura do Natal, diz que existem posições divergentes sobre a desaprovação de contas de Carlos Eduardo

Por Thiago Martins
O deputado estadual Fernando Mineiro, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para a Prefeitura de Natal na eleição que ocorrerá em outubro, declarou que a desaprovação de contas de Carlos Eduardo (PDT) não favorece sua candidatura e, por serem partidos da base aliada do Governo Dilma, independente da desaprovação, confirmou que o PT lançará seu nome como pré-candidato. De acordo com o deputado, o PT não tem posição partidária sobre a desaprovação de contas de Carlos Eduardo.
Apesar do voto contrário pelo vereador petista Fernando Lucena, Mineiro disse ter declarado que ele votaria a favor da aprovação de contas de Carlos Eduardo e que a questão não tem relação alguma com a pré-candidatura do partido: “Eu declarei antes da desaprovação – pois declarar depois é fácil – que se fosse vereador, votaria favorável (a aprovação)”. No que se refere à candidatura, Mineiro prefere ainda não falar no seu vice, nem na coligação que o lançará como candidato, mas garante a definição do partido: “O PT já está definido. Nós lançaremos candidatura própria e eu tenho a honra de ter essa candidatura”, disse.
Sobre os outros pré-candidatos já confirmados, Rogério Marinho (PSDB) e Hermano Morais (PMDB), Mineiro declarou que é bom para a sociedade a opção de candidatos e que pretende contribuir para que a eleição sirva para apresentar projetos para Natal: “Eu respeito os candidatos. Acho que é bom para a sociedade ter várias alternativas, e vou contribuir para que essa eleição seja um momento de apresentar projetos para Natal”. O deputado disse lamentar que a eleição em Natal tenha se direcionado a um debate desqualificado e já fala nas pretensões da campanha: “Nós vamos apresentar durante o processo eleitoral, uma série de proposições e vamos dialogar com a nossa sociedade", declara.
O deputado disse ainda que não pretende ter qualquer base governamental da administração Micarla de Souza. Sobre a atual prefeita, Mineiro declarou: “Eu acho uma gestão desastrosa, incompetente. A falta capacidade de gerenciar nossa cidade, levou a cidade a situação em que se encontra; Você encontra as pessoas, inclusive, muito desmotivadas, desencantadas.” De acordo com Mineiro, uma série de transformações e avanços não chegam a Natal porque a cidade não tem gestores sintonizados com as transformações do Brasil.
Candidaturas locais formam oposição
Mineiro falou também sobre as demais eleições municipais no Rio Grande do Norte. O PT terá, nesta eleição, entre 20 e 25 candidaturas próprias, e demais coligações com partidos aliados nacionalmente ao Partido dos Trabalhadores: “Estaremos aliados com partidos que sustentam o governo Dilma, e em outras cidades estaremos lançando candidatura própria”. Ele ressalta a oposição ao governo do estado: “Nossas candidaturas aqui se somarão no terreno de ser oposição ao bloco que está no governo do estado – ao DEM, PSDB e seus aliados – e construir as eleições de acordo com a realidade", afirmou.
De acordo com o deputado, o processo de construção do projeto de governo está aberto, e pessoas, setores e segmentos que queiram apresentar sugestões ou propostas, serão ouvidas pelo partido. Cinco eixos de propostas já estão pré-programados para as discussões, e envolverão gestão urbana, modernização administrativa, desenvolvimento econômico, direitos sociais e projetos estruturantes para as cidades.

Parque das Dunas: segundo maior parque de preservação natural, na América Latina.



Main Díaz Mancera

A paisagem urbana da capital do Rio Grande do Norte é embelezada por um dos maiores parques da América Latina. Com 1.162 hectares de Mata Atlântica brasileira, o parque das Dunas  e um espaço para a conservação e preservação ambiental.
Atualmente o território do Brasil só tem 7% da Mata Atlântica que originalmente se tinha e este parque faz parte de uma das unidades de preservação. No ano de 1977, foi declarado como tal pelo governo do estado do Rio Grande do Norte e é reconhecida pela UNESCO como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.
Dentro deste lugar há mais de 113 espécies de animais como a Tangara Fastuosa, mais conhecido como o Pintor verdadeiro, um pássaro, cujo canto é dos mais estranhos de todas as espécies de aves nativas e que está em extinção, também se depare com um dos lagartos menores do mundo o Cleodactylus natalensis, um lagarto de 3 cm.  Batizado desta forma porque foi encontrado pela primeira vez neste parque.
A trilha é feita com guardas e um guia que explica a importância da preservação e reconhecimento deste lugar, ali você pode ver placas com mensagens para os visitantes em que alerta consciência que devemos ter com a natureza e nosso meio ambiente.
Espaço de pesquisa para estudantes e profissionais
Barbara Duarte é estudante de biologia pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e faz um ano que ela trabalhan como guia no parque, explicando que sem um ecossistema como a Mata Atlântica em Natal seria praticamente enterrada pela areianão houvesse mata, a cidade já estaría soterrada na areia pelas condições meteorológicas”, afirma.
O parque serve também como um centro de pesquisa para estudantes e pesquisadores que estão interessados ​​na flora atlântica, por exemplo, o veneno de alguns escorpiões, a composocao da vitamina nos frutos da mata e até as bactérias  dos parasitas que habitam a boca do sagui.
Dentro do parque existe um laboratório, onde são expostas as variedades  de seres vivos que habitam o lugar e, é aberto ao público de terça-feira a domingo, ali encontramos diversas espécies de insetos, répteis, aves, mamíferos e plantas típicas da Mata Atlântica.
Recreação para o público.
As crianças podem assistir a aulas de educação ambiental com seus pais, onde eles são ensinados a reciclar, usar os recursos naturais e de sensibilização em outros da importância de viver em paz com a natureza.
O parque também é visitado por muitas pessoas que vão para para se exercitar e praticar esportes dentro do "Bosque dos Namorados", que serve como um lugar de lazer para moradores e visitantes como Peró Adriana Ovalle, estudante chilena de ecoturismo que visitou o parque e explica a sua experiência em ele, "eu acho que é maravilhoso ter lugares como este tão perto da cidade, mas é triste saber que há muito pouco da Mata Atlântica no Brasil, é um bom lugar para aprender coisas e curtir da natureza ", explicou a jovem universitária.
O Parque das Dunas em Natal é um lugar que faz parte do patrimônio natural do Brasil e do mundo, por sua importância para as espécies que ali vivem, seu valor cultural dá identidade ao povo Potiguar que deixa um legado para as gerações futuras, o de cuidar e preservar como muitos espaços atualmente em risco de desaparecer, devido ao crescimento populacional e da poluição do homem.

Circuito de performance BodeArte reuniu participantes de todo país


Evento de caráter anual tem a proposta de mapear os artistas de performance

Por Thiago Martins 

Foi realizado em Natal, entre os dias 21 e 26 de Maio, a segunda edição do Circuito Regional BodeArte de Performance, evento produzido pelo coletivo ES3. As atividades ocorreram no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – IFRN, campus Cidade Alta, e em ruas do Centro de Natal, e abordaram discussões, apresentações, palestras, galerias e mostras de vídeos sobre a performance. O evento conta com artistas dos estados do Nordeste, além de participantes de São Paulo, Bahia, Distrito Federal e uma presença internacional, vinda de Portugal.
A idealização do circuito foi uma iniciativa dos artistas de performance de Natal. Yuri Kotke, um dos organizadores do BodeArte, relata que a proposta inicial era criar apenas um evento referente à performance, mas com o amadurecimento do tema, surgiu o circuito: “A dança tem um espaço, o teatro tem um espaço; Então, a gente quis trazer o diálogo da performance. Então foi criado o evento BodeArte. Mas ai a gente teve a ideia de transformá-lo num circuito, algo maior, que tivesse a discussão de idéias, fóruns para discutir performance, oficinas, mesas redondas... não só apresentações”.
Yuri reitera a proposta do circuito, que busca mapear os artistas de performance e, por interesse dos artistas ao longo do país, ultrapassa as barreiras da região Nordeste: “É uma necessidade que tínhamos de encontrar nossos vizinhos, tanto aqui em Natal, no Nordeste, nessa região. Então, a gente mapeia os artistas aqui próximos, mas as inscrições estão abertas a quem quiser se inscrever”, afirma. Na primeira edição, realizada em 2011, também houve interesse de artistas de todo Brasil e, semelhante a esta edição, contou com uma participação internacional, com um artista da performance da Alemanha.
Fórum do Circuito foi online
As discussões sobre arte performance também foram online nesta segunda edição do Circuito BodeArte. Na rede social Facebook, a página do circuito propagou e discutiu as apresentações ao longo dos seis dias de evento. Fotos e vídeos referentes às demonstrações de performance no circuito também estiveram entre as atualizações da página. O espaço na internet serviu ainda para convidar potenciais interessados em performance, uma das metas do evento: “Pessoas que não conheciam, não entendem ou querem saber mais possam falar, ouvir”, relata Yuri.
Ele se considera satisfeito com a segunda edição do evento, principalmente pela visibilidade e resultados alcançados pelo circuito, como os diálogos e conexões criados com os artistas e participantes, relações institucionais com os apoiadores do evento, e o avanço no mapeamento dos artistas de performance na região. Para as próximas edições, os organizadores já planejam maior crescimento e esperam um melhor respaldo financeiro, com pretensões em ajudar nos custos de artistas de outros estados que venham para o evento e em premiar as melhores apresentações.

América comemora 95 anos de existência e superação


Por Arinaldo Ferreira


Fundado em 14 de julho de 1915, o América Futebol Clube está prestes a comemorar os seus 97 anos de glória e superação. O começo de toda a história do América FC foi num domingo, na casa de Manuel Coelho, na antiga Rua Nova, hoje Avenida Rio Branco, onde por muitos anos localizou-se o Hotel América.
Um grupo seleto de jovens, desportistas natos, conversava amistosamente, entre eles, Carlos Homem de Siqueira, Oscar Homem de Siqueira, entre outros. Daí então foi sugerida a idéia de ser fundado mais um clube em Natal. Foi então marcada a fundação para o dia 14 de julho, data comemorativa da “Tomada da Bastilha”. Natal na época não tinha mais que 30 mil habitantes.
Era uma noite, na casa do magistrado Joaquim Homem de Siqueira, Juiz de Direito da 2ª Vara da Capital, à Rua da Palha, atualmente Rua Bartolomeu, 598, em um pequeno quarto dos fundos dando para o “célebre Beco da Lama”, que o grupo de rapazes voltou a se reunir, agora em número bem maior, vinte e sete ao todo. Segundo algumas fontes da época, estavam presentes entre outros, Carlos Homem de Siqueira, Oscar Homem de Siqueira e Lauro Lustosa. Estava fundado a “América Foot – Ball Club” por jovens desportistas, quase todos da Cidade Alta.   
Após ser fundado, foi constituída por aclamação, a primeira Diretoria e escolhido Getulio Soares, o 1° Presidente. Improvisadamente, no mesmo pequeno quarto do “Beco da Lama”, onde os rapazes guardavam as chuteiras, funcionou por mais de cinco anos, a primeira sede do clube.  O primeiro campeonato estadual de futebol foi disputado na improvisada sede do “Beco da Lama” que recebeu uma grande massa de torcedores. Entre 1919 e 1927, conquistou todos os títulos disputados, exceto em 1925.
 Durante os 97 anos de existência, os títulos conquistados pelo América foram: 1950, no torneio chamado “Fantasma do Norte”, 1967 o time conquistou todas as taças da temporada, 1973, vice campeão brasileiro no ano de 96 e 17º colocado na classificação final do campeonato. Além disso, também ganhou o troféu disciplina por ponto negativo. No mesmo ano foi realizada uma pesquisa que apontou o América como clube de maior torcida no estado do RN. Em 1998, recebeu o convite da CBF para participar da Copa do Nordeste, como também se sagrou campeão do torneio, ganhando direito de participar da Conmebol.
O América retornou à série B da segunda divisão, na qual tinha sido rebaixado em 2010. Atualmente se consagrou campeão estadual. O América FC tem um ambicioso projeto que já está em andamento. É a “Arena do Dragão”. Um sonho do torcedor americano que está prestes a se tornar realidade. O primeiro estádio do clube está sendo construído no Centro de Treinamento Abílio Medeiros, em Parnamirim, projeto de autoria do arquiteto Ricardo Dantas.




O Camelódromo do Alecri anseia por reforma


Comerciantes não acreditam que a reforma está próxima, pois há muito tempo ouvem falar sobre o assunto
Por Gilson Tavares



Os comerciantes do Camelódromo do Alecrim, reclamam a falta de organização  e  péssimas condições de trabalho, eles afirmam que já há muito tempo ouvem falar de uma reforma, mas tudo não passa de promessa.    
O Camelódromo do Alecrim é uma associação de comerciantes, denominada de Associação dos Sócios de Pequenos Negócios (Shoppene), e   mantida pelos próprios associados.
Para os comerciantes, está ficando cada dia mais difícil trabalhar no camelódromo, pois falta segurança e organização,“Aqui é tudo entregue às baratas, nós sofremos porque o administrador não cuida direito. A água e a luz são bagunçadas, não tem limpeza, não tem segurança, não trabalhamos bem. Os banheiros são sempre sujos e vivem  mais fechados do que abertos”, afirma Maria Adriana Gomes, comerciante do camelódromo.
Em relação ao problema dos banheiros, a secretária da Shoppene, Joana D’arc Cardoso, afirma que realmente existem pessoas que são pagas para zelar os banheiros, mas são 415 proprietários, sem falar nos funcionários, filhos, cônjuges, fora os clientes do camelódromo e do restante do Alecrim. A demanda de pessoas é muito grande para dois banheiros. “ Se perguntarem se existe banheiro público no Alecrim, todos respondem que sim, e encaminham para cá. É aí onde piora a situação. Nossos banheiros não são públicos, pois não são mantidos pelos governantes, e sim pela associação”, disse.
A Shoppene recebe mensalmente de cada um de seus 415 proprietários, a quantia de 23 reais de condomínio, porém a inadimplência dos mesmos não permite fazer muita coisa. Dá muito mal para pagar aos seus funcionários, “Temos dificuldade  para  manter, existe muita inadimplência. São sete funcionários, e tem meses que precisamos nos sacrificar muito para cobrir a folha de pagamento”, declara Joana D’arc.
A estrutura do Camelódromo recebeu sua última reforma há mais de dez anos, e hoje  está precisando de uma nova, o que para muitos comerciantes, solucionaria muitos problemas. Para aqueles que trabalham já há muito tempo, isso tá muito longe de acontecer. “ Faz muito tempo, há 14 anos ouço falar sobre isso e não vejo acontecer. Não tenho mais esperança”, disse Cintia Rodrigues, comerciante do local.
Para a comerciante Maria Adriana Gomes, a organização e reforma  são urgentes. “ Espero que logo, logo aqui seja mais organizado, tenha fiscal em cima dos comerciantes para controlar a bagunça. Estamos precisando muito dessa reforma, pois essa estrutura  está se acabando, caindo tudo, tá muito destiorado”, comenta.
A shoppene e seus associados esperam que aconteça logo essa reforma para melhor trabalharem, atendendo sua clientela, trazendo um aumento nas vendas, pois estão precisando, pois muita gente se recusa a entrar no ambiente de vendas porque a estrutura está abalada.                    “ Precisamos solucionar logo esses problemas de vazamento, reformar as bancas, piso, banheiros, espaço, e principalmente a fachada, que está muito feia”, declara Joana D’arc.
Entramos em contato com a Semsur – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, e a assessora de imprensa Leane Fonseca nos disse que ainda não tem previsão de quando se dará início a reforma,  e não teve como  entrar em detalhes sobre a PPP – Parceria Público Privada com a operadora Claro.